Música; conteúdo que já deveria ser obrigatório na Educação Básica - Andressa Dos Santos Perão

     Desde 2012, as escolas seriam obrigadas a ter o ensino de musica em seus currículos. A discussão fica centrada na formação dos professores e nos conteúdos que deverão ser trabalhados, porém não tem ocorrido nas escolas de Alta Floresta MT.
    A música vai muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a educação musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso á arte. Portanto, desde 2012, a música seria obrigatoriamente ser incluída na educação básica, de acordo com a lei n° 11.769, de 18 de agosto de 2008.
    Os conteúdos deveriam ser trabalhados em uma disciplina específica ou nas aulas de arte, as escolas deviam ter adaptado seus currículos até o inicio do ano letivo de 2012. O que obviamente não ocorreu em muitas cidades, que fique bem claro que tocar, ouvir, criar e entender sobre a história da música são pontos fundamentais de ensino. 
    Segundo a professora Clélia Craveiro, conselheira da câmara de educação básica do CNE (Conselho Nacional de Educação) “O objetivo da implantação de músicas em escolas não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos”.
    O artigo da lei que previa a formação específica na área foi vetado pelo ministério da educação sob alegação de que, no Brasil, existem diversos profissionais atuantes na área sem formação acadêmica.
   Apesar das muitas indefinições, desde 2002, os cursos de graduação em música superaram em número os cursos de graduação em Artes Visuais. Diante dos fatos apresentados acima, foi feito um questionário, com alunos e um professor da rede pública para saber a opinião deles em relação a implantação da música na educação básica, sob a seguinte pergunta, onde obtive as respostas abaixo que indicam a grande importância que a música tem. Veja;
     - O que vocês acham sobre a lei de n° 11.769, de 18 e agosto de 2008, que diz que a música seria conteúdo obrigatório nas escolas, gostam ou aprovariam esta medida?

Rebeca: Acho fundamental para expandir conhecimentos da área cultura. Com certeza.
Thalia: Legal, porque além de ser algo que gostamos nós aprenderíamos sobre a disciplina. Aprovo.
Brian: É uma coisa boa não somente para a imagem da escola, mas para a cidade, que com isto poderia gerar eventos e estar dando oportunidades para os alunos. Gosto.
Wesley: Boa, porque o desempenho da música na escola abre oportunidades em áreas da atividade em aprendizado. Sim.
Professor Antônio: Muito importante, inclusive na nossa escola tivemos a implantação da rádio escolar no período de recreio. Sim, aprovo.

Trabalho de língua portuguesa
Alunos da 3º Fase do 3º Ciclo - Escola Estadual Rui Barbosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção textual - Conto de terror + sonoplastia - Uso do celular como ferramenta pedagógica.

Gênero discursivo "Relatório escolar de experiência científica" - exemplos.

A cultura do Maranhão - Karen Lorrana

Peripécias no bairro - Ana Jeime

Vento - Alan Gabriel

O QUANTO VALE O MEU AMOR - Tainara Nicolli Becker santos

Natureza - Bruna Ferreira, Bruno Cordeiro, Gabrielly Cristiny, Jaqueline Da Mata

Um grande amor perdido - Iasmim Paola,Priscila Machado,David Alan

Atividade diagnóstica realizada no Google Forms - 5º módulo

Atividade diagnóstica do módulo 5 – Potencializar o diálogo com o gênero relatório escolar de experiência científica.