Atividade diagnóstica do módulo 5 – Potencializar o diálogo com o gênero relatório escolar de experiência científica.


Olá turma! Essa é a avaliação do 5º módulo. Nesse módulo nós ampliamos, ficamos conhecendo um pouco mais sobre o relatório, para isso utilizamos uma tabela para elencar em nossa primeira produção alguns elementos importantes a constituição do texto. Você consegue lembrar das atividades desse módulo? Sim? então vamos responder e relembrar!

Analise o texto abaixo e responda as questões:


Relatório 6
Título do Projeto: Fototropismo das Plantas



I. PROPÓSITO DO PROJETO E HIPÓTESE
Gostaria de fazer um projeto de pesquisa científica sobre o fototropismo das plantas para poder descobrir se as plantas realmente só crescem viradas para o Sol. Minha hipótese é que isso é uma verdade.

II. METODOLOGIA
Primeiro escrevi qual é o meu propósito (as pessoas que vão ler o meu resumo têm que saber disso) e revisei tudo pois, se tiver erros de português vão falar que a culpa é da minha professora. 
Depois que falei do propósito e da hipótese tenho que descrever que metodologia empreguei. As pessoas podem querer fazer esse projeto usando outras técnicas. Sempre é preciso também, anotar as observações e passá-las para uma tabela de dados.
O material para os experimentos, dois vasos com pequenas plantas, foi comprado numa floricultura. Eu coloquei esses dois vasos no peitoril de minha janela.
Quando a planta dobrava para o Sol eu girava a planta de 180 graus. Repeti isso, ou seja, girar a planta depois que ela virava para o Sol, durante 9 dias. Depois que anotei tudo, escrevi minha ANÁLISE DOS DADOS. Como a professora ensinou, eu devo escrever esse resumo, a conclusão tirada, se justificava ou não a minha hipótese e qual a aplicação que os outros poderiam fazer disso que descobri.


III. ANÁLISE DOS DADOS
No segundo dia, no quinto e no oitavo, girei as plantas. Elas recomeçavam a virar para o Sol no
mesmo dia ou, quando muito, no dia seguinte após ter sido girada colocando as folhas longe do
Sol. No quinto dia elas não viraram para o sol porque choveu e estava muito nublado. No sexto
dia estava novamente ensolarado e as plantas viraram para o Sol.


IV. RESUMO E CONCLUSÃO
Considerando que as plantas reviraram toda vez que afastei suas folhas do Sol, eu aceito minha
hipótese na qual afirmei que plantas sempre vão crescer com suas folhas viradas para o Sol.

V. APLICAÇÃO
De minha pesquisa, posso recomendar que toda vez que alguém for formar um jardim deve ver
se as plantas podem receber o Sol de todas as direções. Fazendo isso as plantas não precisam
de gastar energia para ficar girando loucamente à procura da luz.

Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_000b.asp acesso em 31/10 às 13:19.


1. Qual a temática explorada nessa produção textual? *
2. A quem o texto se destina, ou seja, quem serão os seus leitores? *
3. Qual o espaço de circulação dessa produção textual? *
4. Em que suporte essa produção textual foi publicada? *
5. O texto está disposto em uma sequência que apresente o conteúdo desses tópicos, ainda que com outros nomes: objetivo, materiais, procedimentos, resultados e conclusão? *
6. Baseado no que aprendeu do módulo 5 e considerando a atividade que realizamos em sala, qual seria sua nota? *
Marcar apenas uma oval.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
7. O que aprendeu, mas ainda não sabia e que é preciso saber ao produzir um texto? O que é preciso melhorar para o próximo módulo? *
8. Vamos postar essa atividade no blog... *
Marcar apenas uma oval.
Já postei! Pare de preencher este formulário.
Ainda não postei! Comece este formulário novamente.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção textual - Conto de terror + sonoplastia - Uso do celular como ferramenta pedagógica.

Gênero discursivo "Relatório escolar de experiência científica" - exemplos.

A cultura do Maranhão - Karen Lorrana

Peripécias no bairro - Ana Jeime

O QUANTO VALE O MEU AMOR - Tainara Nicolli Becker santos

Vento - Alan Gabriel

Natureza - Bruna Ferreira, Bruno Cordeiro, Gabrielly Cristiny, Jaqueline Da Mata

Um grande amor perdido - Iasmim Paola,Priscila Machado,David Alan

Não moro por morar - Paulo Cesar

Eu, Deus e minha cachorra - Larissa Da Silva