A saúde do homem - Thalia Castro Ferreira

Será que os homens estão atentos a saúde?

    Os homens geralmente não estão atentos a sua saúde, eles podem até se preocuparem menos com a sua saúde, mas ignoram e negam os sinais de que algo não está bem,muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os centros de saúde com frequência, mas eles resistem em buscar ações preventivas.
   Segundo o especialista Eduardo Schwarz “os homens precisam aprender a cuidar da saúde, Schwarz ainda diz que os homens são dependentes das mulheres para esses cuidados, ou seja, a mulher sempre deve estar orientando o marido, participando juntamente com ele nas consultas e nos exames. Podemos ver que o grande retrato que fica, é que o homem brasileiro cuida mal da própria saúde. Segundo dados do IBGE, dos 95 milhões de homens existentes no Brasil, mais de 35 milhões encontram-se acima dos 40 anos de idade e com a crescente expectativa de vida, para eles uma elevação em torno de dez anos nos últimos trinta anos, é natural que busquem viver melhor na medida em que a idade chega, no entanto, mesmo com grande acesso à informação, os homens ainda negligenciam a própria saúde.
   “O homem precisa se perceber como sujeitos de cuidado, e de direitos. As mulheres sempre são protagonistas, ajudam na saúde do homem, mas é preciso que eles possam desenvolver o cuidado consigo mesmo, ele não tem que depender da sua mulher, das filhas, da mãe, para cuidar da própria saúde".           Podemos ver que o público masculino até está mais preocupado com a sua saúde, porém, ainda não vai ao médico com regularidade, desconhece informações importantes para viver e envelhecer com mais qualidade de vida e bem-estar. Da metade dos homens (51%) não costuma ir ao urologista ou ao cardiologista com regularidade e 83% não conhecem os sintomas da andropausa, baixa acentuada da testosterona –hormônio masculino que ocorre ao longo dos anos em todas as pessoas do sexo masculino e que tem tratamento.
    Entre os homens 47% nunca fizeram exames para detectar o câncer de próstata, apenas 23% fazem exame anualmente. Além de estar em dia com os exames e as visitas ao médico, os homens devem e podem cuidar da sua saúde com uma alimentação saudável, evitando o sobrepeso e a obesidade, e mantendo uma atividade física regular que dure no mínimo trinta minutos, cinco vezes por semana. Não fumar, não usar drogas e nem consumir bebida alcoólicas também são recomendações do especialista para quem quer garantir mais qualidade de vida e longevidade.
Texto produzido através da consulta a entrevista com o urologista Miguel Srougi 

Entrevista local sobre a saúde do homem.
Silvana Salvador (agente comunitário de saúde da cidade de Alta Floresta – MT, onde moro)

Os homens frequentemente vão ao posto de saúde? Por quê?
Silvana: Não, porque uma grande maioria acha que deve procurar o médico quando está doente e não para prevenção.            
Qual é o tipo de exame preventivo de câncer de próstata, e a partir de quantos anos?
Silvana: PSA TOTAL, e a partir de 40 anos.
O que pode causar com o excesso e diminuição da testosterona?
Silvana: Em excesso, a testosterona pode deixar os homens mais agressivos e em baixa quantidade, os homens pode apresentar diminuição no desejo sexual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção textual - Conto de terror + sonoplastia - Uso do celular como ferramenta pedagógica.

Gênero discursivo "Relatório escolar de experiência científica" - exemplos.

A cultura do Maranhão - Karen Lorrana

Peripécias no bairro - Ana Jeime

Vento - Alan Gabriel

O QUANTO VALE O MEU AMOR - Tainara Nicolli Becker santos

Natureza - Bruna Ferreira, Bruno Cordeiro, Gabrielly Cristiny, Jaqueline Da Mata

Um grande amor perdido - Iasmim Paola,Priscila Machado,David Alan

Atividade diagnóstica realizada no Google Forms - 5º módulo

Atividade diagnóstica do módulo 5 – Potencializar o diálogo com o gênero relatório escolar de experiência científica.