Plano de aula referente ao artigo para disciplina de Gramática, Variação e Ensino.

Trabalho de intervenção realizado em sala de aula, requerido pela disciplina de Gramática, Variação e Ensino


Prof. Jeffersson Dias Duarte

PLANO DE AULA (04 aulas/1h cada)

Tema: A música como instrumento de análise linguística.
Conteúdo: concordâncias verbal e nominal.

Hipótese: A música constitui-se importante ferramenta para a análise linguística.

Objetivo geral:
  • Compreender alguns aspectos sócio-discursivos (intencionalidade discursiva), lexicais, semânticos e sintáticos presentes no texto.


Objetivos específicos:
  •   Situar o contexto de produção relacionando-o às escolhas linguísticas dos falantes      daquela e desta época.
  •  Verificar e refletir sobre as diferentes possibilidades de usos de concordâncias verbal  e nominal relacionados ao sujeito “a gente” no texto.
  •   Analisar os aspectos gramaticais a partir do gênero discursivo.
  •   Entender o sentido da palavra “inútil” expresso na música e em contextos diferentes.


Metodologia

Aula sociointerativa.
Estudo de texto em equipes de três componentes.
Pesquisa no laboratório de informática.

Instrumento pedagógico

Material impresso.
Projetor multimídia e notebook.
Arquivo MP4.
Quadro branco e pincel.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com o seguinte critério:
- Participação e análise crítica durante as atividades propostas, tendo como base os objetivos estipulados.

Letra da música



Ultraje A Rigor
Compositor: Ultraje a Rigor
Videoclipe da música - versão original

Inútil

A gente não sabemos 
Escolher presidente 
A gente não sabemos 
Tomar conta da gente 
A gente não sabemos 
Nem escovar os dente 
Tem gringo pensando 
Que nóis é indigente... 

"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 
"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 

A gente faz carro 
E não sabe guiar 
A gente faz trilho 
E não tem trem prá botar 
A gente faz filho 
E não consegue criar 
A gente pede grana 
E não consegue pagar... 

"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 
"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 
"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 
"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 
"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 
"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 

A gente faz música 
E não consegue cantar 
A gente escreve livro 
E não consegue publicar 
A gente escreve peça 
E não consegue encenar 
A gente joga bola 
E não consegue ganhar... 

"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 
"Inúteu"! 
A gente somos "inúteu"! 
"Inúteu"! 
"Inúteu"! 
"Inúteu"! 
Inú! inú! inú...

Fonte: https://www.diariofm.com.br/letras/ultraje-a-rigor/inutil

Videoclipe da música



Link do videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=9aHoWTs6xE0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção textual - Conto de terror + sonoplastia - Uso do celular como ferramenta pedagógica.

Gênero discursivo "Relatório escolar de experiência científica" - exemplos.

A cultura do Maranhão - Karen Lorrana

Peripécias no bairro - Ana Jeime

Vento - Alan Gabriel

O QUANTO VALE O MEU AMOR - Tainara Nicolli Becker santos

Natureza - Bruna Ferreira, Bruno Cordeiro, Gabrielly Cristiny, Jaqueline Da Mata

Um grande amor perdido - Iasmim Paola,Priscila Machado,David Alan

Atividade diagnóstica realizada no Google Forms - 5º módulo

Atividade diagnóstica do módulo 5 – Potencializar o diálogo com o gênero relatório escolar de experiência científica.